sábado, dezembro 27, 2008

Respirar Natal


Este ano respirei Natal. Fui à Madeira passar o Natal, sim a passagem de ano lá é que é, mas o Natal também.

Pela primeira vez fui á noite do mercado, pelo menos que tenha memória, a minha mãe diz que já fomos, mas do que não nos lembramos não existe. Dia 23 já é Natal, as ruas cheias de gente, o mercado com cantorias dentro e fora, as pessoas a seguirem as letras e bancas cheias de fruta e as tascas a abarrotar com pessoas a comerem carne de vinho e alhos. Lá respira-se Natal. O Natal não são as prendas só, é o encontro das pessoas nas ruas, a iluminação por toda a cidade, com as casas vestidas a rigor. Lá o Natal não são somente as prendas, é o encontro nas casas dos amigos e familiares, é a manhã com cheiro a cacau e mais uma vez a carne de vinho e alho, é o bolo da família, o bolo xadrez e o de caramelo, as sobremesas, é o melhor serviço que se tem em casa na mesa, é mostrar as prendas de todos para todos. São as missas do parto às 6h30 da manhã que passei discretamente ao lado porque missa só a do galo.

Infelizmente não tinha as minhas primas comigo porque ficaram por cá e essas fazem sempre o meu Natal ser Natal por cá por Lisboa, mas terei dentro de momentos o video das suas organizações natalícias. Também não tive o meu namorado nem os meus amigos de perto perto de mim, mas não se pode ter tudo.

Agora pegamos neste ano e fazemos um balanço. Foi mau, mas vamso também esquecer porque 2009 quer-se em grande!

Espero que tenham tido um óptimo Natal e claro que 2009 venha cheio e somente cheio de coisas boas!

2 comentários:

Maria Manuela disse...

Se o Natal foi bom, que o novo ano seja ainda melhor para ti.

:)

Alexandra disse...

E têm uma boa temperatura que permite todos esses encontros aos olhos de todos.

Um excelente 2009!