sexta-feira, maio 23, 2008

A abanar essas bandeiras!

Porque ontem era feriado e chovia com uma certa frequência jantei por casa onde pude assistir espantadamente à segunda semi final do eurofestival da canção. Pois! e perguntam vocês o quê que eu tinha na cabeça e eu digo: tinha que ver para poder escrever estas linhas.

Lembro-me de ter lido uma vez, penso que há 2 anos altura em que o Eurofestival da Canção levou ao estrelato uma banda heavymetal, ou antes, uma aberração, e escrevia o cronista qualquer coisa como, como se poderia aceitar que uma Itália ou um Reino Unido, países com uma longa história musical, ficassem de fora deste espectáculo a favor da uma Macedónia ou Ucrânia? E a resposta é que temos que mostar ao mundo e ao próprios europeus que os nossos valores estão a mudar, que somos um povo aberto à mudança e à aceitação, mas um só povo. Há uma necessidade incrível de mostrarmos que somos uma Europa só e isso tem que se ver até na música. E é isto mesmo!

Se alguém viu a palhaçada de ontem, que começou ha 3 dias se não estou em erro com a primeira semi-final entende o que escrevi. Se bem me lembro este festival era qualquer coisa como uma exibição de talentos, de vozes. Ontem o que vi foi uma exibição de aberrações. Mas sim, vale a pena por uma europa unida.

Desde travestis, a grupos de stand up comedy, a gajas com um calção a roçar as vergonhas, a grandes performances de dança desde tango a hip hop, um monte de garrafas alinhadas com uma bailarina tocar com uma verga a um velho a gritar em pleno palco de bengala na mão.

Não meus senhores isto não é música! Isto não é nada. De entre os 19 concorrentes lá estavamos nós, Portugal e isto parecendo que não, que nos fomos habituando nos últimos anos a sermos a vergonha das vergonhas até fiquei contente! Apesar de tudo mantemos a tradição e levámos uma música que até que fica no ouvido. A madeirense não envergonhou ninguém e levou ao palco uma exibiação que, é pá, gostei! Digam o que disserem isto sim é fado! ou melhor dizendo, isto sim é música. Isto sim é festival da canção!!

Porque o país não é só bola, passámos à Final! Agora o que eu gostava mesmo de ter visto era pessoal aí pelas cidades a apitar! Não?! Porque não?! É uma vitória. Mas com estas já o povinho não se alegra. Eu vos garanto que se por algum milagre do destino a Vânia Márisa ganhasse aquela merda, que não sei quando irá dar (tenho que me informar) garanto-vos que ia apitar para o Marquês!

11 comentários:

Ervi Mendel disse...

A resmungar assim só te posso dizer: "Bem vinda à terceira idade", ahahah

No nosso tempo é que era!!!

Ervi

António Raminhos disse...

Quem vai ganhar é o Rodolfo Chikiliquatre ! Não conheces? Vê aqui: http://antonioraminhos.blogspot.com/2008/03/rodolfo-chikiliquatre.html

AR

www.antonioraminhos.blogspot.com

Lobo disse...

A final é este fim de semana. Se não me engano, amanhã.
Fiquei contente, mas só soube hoje de manhã, porque ontem à noite estava a trabalhar, e estive até às 3 da manhã, portanto não soube. Depois, levantei-me às 6 e meia para trabalhar novamente e soube à bocado a ler o jornal e a beber um cafézito para me manter acordado. EHEH
Fiquei contente.
E quando saí do café, ainda ouvi umas buzinas e pensei, "epá, isto é pelo festival da canção!!". Quando olhei melhor, vi que não... Era apenas mais um condutor stressado, com alguma úlcera nervosa a caminho por ser tão intolerante...
Mas digo-te, se por acaso ela ganhasse, era capaz de ser preso na Ponte 25 de Abril, com uma bandeira às costas!!!! LOL
Beijocas.

Matryoshka disse...

Vou apitar contigo!

Lobo disse...

Ups!!!! Que grande erro...
Intolerável em mim!!!
No meu comentário, onde digo, "...soube à bocado...", deve ler-se, "...soube há bocado...".
Imperdoável... :)

Vanita disse...

É no sábado, amanhã, às 20h00. Passa na RTP1 ;)

PS - Embora seja Vanita, não sou a Vânia Fernandes!!

Pedaços de Cereja disse...

A rapariga até cantou bastante bem. Não envergonhou de modo nenhum.
Penso que o nosso problema é termos um estilo que repetimos demais todos os anos.

Beijinhos *

Maria Manuela disse...

A música é muito boa....mas a política que está e sempre esteve subjacente ao eurofestival duvido que nos permita ganhar....

bjo

Nuno T disse...

Cátia Vanessa, amississima, eu não vi. Falhei. Perdi certamente uma grande fonte de material blogueiro. Mas pude contar com as tuas preciosas observações, e por isso, um obrigado. Cá do fundo.

ps: eu, sempre que passo no Marquês, puxo da buzina. Não sei, é instinto.

bjinhos*

Pedaços de Cereja disse...

Afinal, não ficámos assim tão mal colocados.
Em 40 e muitos no total, ficar em 13º não é mau.
Grandes emigrantes que resolveram todos votar em nós.
Beijos *

wednesday disse...

O problema é que agora com este formato parvo vão ganhar sempre os mesmos: quem tem muitos vizinhos que votam uns nos outrosou quem tem gajas boas. É que sinceramente a única música que me lembro de ser tradicional e na língua original foi a nossa. Uma vergonha!