terça-feira, fevereiro 13, 2007

Era uma vez uma newsletter

que nos levou a Istambul!
Há coisas que devem ser sinais. Só podem!
E o que me ri! O que me diverti! Os amigos que fizemos, porque na Turquia tudo é amigo e oferecem muito chá, de maçã principalmente.
Descobri que sou espanhola e que me chamo Maria. Ah também descobri que sou grega, turca, brasileira, bulgara, francesa, argentina, italiana e japonesa. Acho que não tenho mais nenhuma nacionalidade. Ali é tudo baratinho (e nesta viagem aprendi que muitos baratinhos juntos.. sai caro!!).
Fui à Ásia pela primeira vez na vida, e logo 2 vezes!! Era só atravessar o mar por 1.30 ylt (ou seja, mais ou menos 80 cêntimos).
Istambul é uma cidade realmente maravilhosa onde se acorda às 6h da matina com os muçulmanos todos aos berros nos altifalantes das mesquitas (eu por acaso não acordei porque tenho um sono muito pesado!) mas diz quem ouviu que é assustador! Depois da reza das 6h, temos a reza das 12h, das 15h, das 18h e das 20h que nem com o barulho dos carros, barcos, metros, eléctricos e dos seus 16 milhões de habitantes se deixam de ouvir! (a fé leva-os longe e disso não se pode duvidar!). 5 rezas por dia, disse-me um dos 4758658687896 amigos que fiz em menos de 72horas (lamento, mas não consigo escrever o nome dele!).
O café é das experiências mais dolorosas! Intragável! A comida é muito baratinha, e até é bem boa! (penso que não apanhei gripe das aves!).
O meu espanhol flui de uma maneira fantástica, tal como desenferrugei o inglês muito bem! Isto de se ir viajar faz bem a estas coisas, à alma então não se fala.
Fui ao banho turco que só tenho pena de não ser permitido tirar fotos porque é um espaço que põe qualquer spa a um canto, bem escondido!. A NÃO PERDER!!
Aliás como tudo em Istambul: Ayasofia, Mesquita Azul, Torre de Galata, Os Bazares (onde é menos baratinho que na lojas de rua!). Adorei, talvez não volte porque tenho quase o mundo inteiro para ver, mas talvez lá para o Verão... para ir às ilhas dos principes e ter sorte, talvez algum me ofereça assim um TajMahal.. assim coisa pouca! Que mixuruqiices não fazem o meu género.

2 comentários:

Anónimo disse...

mixuruqiices... LOL... ora lá está uma palavra que não sabemos escrever... mas tentamos. Adorei a foto e adoro chá porque me apresentaste o earl grey. besos

MiSs Detective disse...

pois. agora tambem nao vou emendar!! :) a foto ta mt linda, é uma das 7 maravilhas do mundo (eu, portanto) e a ayasofia ao fundinho ;)
pois foi!!! eu é q sei quais sao os chás nices!! ;)