quarta-feira, maio 16, 2007

A cena da Meme

Há uns tempos, poucos, até foi o livro que me livrou do tédio nos Açores, o sr. autor do livro escrevia entre muitas coisas inteligente sobre os memes. Richard Dawkins criou a "Teoria Mimética", que explicou uma descoberta em Koshima (não faço ideia onde é, se quiseram saber vão procurar) em 1952 com 2 macacos (são sempre macacos, macacos ou ratos, animal sofre caramba [acho que nunca tinha escrito caramba aqui]. Então foi assim: levaram uns macacos para a beach para comerem batatas doces. A cena era os macacos curtem batata, mas não curtem areia (são como eu, a Miss detesta areia! Há lá pior coisa que estar cheia de areia!! Sim há eu sei, mas não me interessa agora). A Macaca Ino (tinah que ser uma gaja) achou que a solução era levar a batata até àgua e comer a batata sem areia. Toda contente chegou lá ao reino da macacada e ensinou a coisa aos outros. Os outros ensinaram aos outros e por aí a fora e ainda hoje os macacos do reino da macacada fazem isso. São muita espertos estes bichos.
O autor do livro "O Gene Egoísta" propõe que o ADN não seja a única coisa transmitida através de gerações: características aprendidas e aspectos culturais, a que chamamos memes, têm também uma vida própria. Tal como os genes, as memes são copiadas e sofrem alterações, as úteis sobrevivem e alargam-se, as inúteis desaparecem.

As memes são persistentes, quase como se fossem geneteicamente programadas. Tal como os genes deixam várias vezes vestígios que permanecem depois de se terem mutado.

Wednesday, parece que dei cabo do desafio. Mas acho que não fiz assim nada que passe de geração em geração. Pelo menos por enquanto. Tirando o facto de ter começado a chamar á minha prima Beatriz Bi, e de hoje em dia todos a tratrem por Bi não fiz mais nada. Muito menos no mundo virtual que eu cá há pouco tempo. Já pensei em criar uma daquelas coisas que há blogs que têm do eu hoje acordei assim ou dos feio giros e dos quem não quer peras não sobe à pereira, ou da música do dia, mas não. Ainda não tive uma ideia brilhante para criar uma coisa dessas que até acho bem engraçadas.

Vá para não quebrar correntes passo este desafio às Maçãs, à Joana que nunca mais foi à fonte e à Inspirada e à Martitha.

El-Gee não seja assim e deixe lá os desafios que são coisas que nos divertem e até, quem sabe, instruem. Acredito que alguém vá aprender qualquer coisa com isto. No mínimo passa a saber que existem memes e o que são!

3 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Por muito que me apetecesse falar contigo sobre macacas e ADN, ficou-me na retina a tua frase "o tédio nos Açores". Jove, ainda agora nos estamos a começar a conhecer e já queres chatear-te comigo? Tédio nos Açores? Essa tens de me explicar!

MiSs Detective disse...

é muito parado.. eu preciso de agitação. Mas é dos açores? tem alguma coisa com a terra?
eu não me quero hatear consigo nao!! tenho que ir ler o post, mas aquilo é TAO EXTENSO!!!!

wednesday disse...

OK Miss, eu tb achei esta coisa do Meme um bocado estranha. Também não fiz nada para a posterioridade, mas se alguém me vai ler, é por alguma razão... Vá se lá perceber!:P