terça-feira, março 27, 2007

Este é também o mundo em que vivemos


Junho de 2002. Mukhtar Mai tem 28 anos, e vive numa aldeia do leste do Paquistão. O seu irmão mais novo, de apenas doze anos, terá sido visto com uma rapariga de outro clã. O tribunal da aldeia reúne-se de imediato. E porventura pela primeira vez na história, um auto-intitulado tribunal vai pronunciar esta sentença terrível: Mukhtar Mai é condenada a ser violada, em reparação do crime supostamente cometido pelo irmão. A pena é executada. Violada, humilhada, desonrada, Mukhtar poder-se-ia então ter suicidado, como tantas outras mulheres o têm feito em situação idêntica. Assumindo todos os riscos, decide contudo que é preciso contar o que lhe fizeram. Desde a sua longínqua aldeia paquistanesa, a sua voz comoverá o mundo inteiro. O seu apelo é ouvido e suscita um imenso movimento de solidariedade. Mukhtar decide permanecer na sua aldeia e construir aí uma escola. «É através da educação que poderemos pôr termo a estas acções bárbaras», repete ela. Desonrada é um testemunho extraordinário. Hoje, Mukhar Mai tornou-se um modelo para todos os que, no Paquistão e noutros lugares do mundo, se batem contra as violências de que, um pouco por toda a parte, as mulheres são diariamente vítimas. Em 2005, os Estados Unidos elegeram-na Mulher do ano.

Tal qual como escrito aqui

4 comentários:

MissM disse...

São realidades às quais efectivemente temos que estar atentos e principalmente conhecê-las na sua verdade e essência.

Anónimo disse...

sendo que o meu gordo faz claramente parte de um outro clã, (o do macdonalds, mas sem contar com os snack raps) onde está a irmã dele pa me vir violar pela desonra causada pela minha irmã???

MiSs Detective disse...

oh pah isso ta lindo!! cla do mac e dos snack Wrap (ja aprendias a escrever isto, nao???!!!)
nao sei se querias MESMO ser violado pela irma do teu gorod.. tens noçao q o eu gordo nao prima propriamente pela estetica.. ouo nao tens???

Anónimo disse...

"este é também o mundo em que vivemos"

Mas custa a acreditar...